Pular para o conteúdo principal

Editorial da Revista Sarau. Volume 4 - número 10 - setembro/outubro de 2024

      Assistimos com alegria a Olimpíada de Paris 2024, onde atletas de diferentes origens demonstraram a humanidade, solidariedade, igualdade entre os seres humanos, validando a regra sagrada da vida de que pouco importa a raça, religião, cor, ofício de cada um. Esses atletas evidenciaram, para o mundo inteiro, a importância da superação de obstáculos, a busca da excelência, a valorização da união entre os povos e vivenciaram o espírito esportivo. De fato, os Jogos Olímpicos sempre inspiraram a unidade entre membros de sociedades distintas, múltiplas e até contrastantes. A integração se realiza através do respeito ao outro e se consuma com a plenitude e o sentimento de amizade. 

      A beleza e a alegria experimentada na Olimpíada Paris 2024 exige que retornemos às origens dos Jogos Olímpicos, em Olímpia, na Grécia Antiga. Promovidos em homenagem a Zeus e acompanhados de festivais religiosos e artísticos, como a música e a poesia, foram destaque nas obras Ilíada e Odisseia, de Homero, que ressaltou a tradição oral, a cultura grega e várias modalidades de jogos. Da Grécia Antiga aos dias atuais muita coisa mudou, mas os princípios básicos permaneceram. Os Jogos Olímpicos marcam um período em que as competições entre atletas de diversas cidades/estados/países dão trégua às guerras, conflitos e promovem a Paz e a Unidade entre os povos, onde cada um dá o melhor de si.

      A cada bimestre, através de seus colaboradores - “Atletas Escritores e Artistas” -, a Revista Sarau procura dar o melhor de si presenteando seus leitores com textos literários (contos, crônicas, poesias, resenhas,...), gravuras-pinturas-fotografias, revelando novos ângulos de escritores/ artistas renomados, bem como irradiando novas luzes a uma safra de inovadores artistas em seus mais variados ofícios. Assim como a Olimpíada Paris 2024, a Arte nos oferece momentos mágicos, nos convidando a saber perder e a saber ganhar, a saber dividir e a saber multiplicar, dando-nos o encantamento pela Vida, pela Paz e pela Unidade entre os povos. A Revista Sarau se empenha e convida cada um de seus leitores a ser essa ponte entre os jogos esportivos e o mundo lúdico, entre o mundo real e o mundo imaginário.

      Congratulamos cada um de nossos atletas brasileiros, como aqueles que receberam a premiação de Medalha de Bronze, Medalha de Prata e, de modo especial, a Rebeca Andrade, a Beatriz Souza, Ana Patrícia Ramos, Eduarda “Duda” Lisboa pelas Medalhas de Ouro. E vamos rumo aos Jogos Paralímpicos 2024!

      Tenham todos uma boa leitura! 

Leia mais em: Revista Sarau


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IRMÃ CIBELE E A MENINA: Desejo, tentação e as "fraquezas da carne".

A POESIA EXISTENCIAL NORDESTINA: de Salvador Bonfim e Francisco Carvalho

Eternas Ondas