Pular para o conteúdo principal

Revista sarau - volume 4 nº 6 - jan./fev. de 2024 - ISSN 2965-6192


               EDITORIAL

      Qual a validade de uma semente? Será que ela tem prazo de validade a expirar? Germinarão as sementes independentemente do tempo e das estações? Há notícias de sementes encontradas em túmulos antigos no Egito que germinaram, pois bem armazenadas, superando as condições adversas.

      Autores e obras são como sementes e frutos, que por vezes são esquecidos em livrarias ou sebos, sem que ninguém os escolha para ler. E a homenagem da Revista Sarau, nesta edição, a Hilda de Almeida Prado Hilst (Hilda Hilst), José Manfredini Junior (Renato Russo), José Maria Moreira Campos (Moreira Campos), Flávia Suassuna e Ariano Suassuna confirmam-nos que sementes bem armazenadas sempre brotam e oferecem muitos frutos!

      Romances como A Obscena Senhora D e O Caderno Rosa de Lori Lamby revelam a ousadia, a introspecção, a criatividade e a atualidade de Hilda Hilst, que insere em sua obra temáticas como a prostituição infantil consentida pelos pais, questionamentos existenciais, o universo feminino.

      Renato Russo destaca-se em nossa cultura como cantor, compositor, produtor, líder e fundador da Banda Legião Urbana. Fenômeno na famosa Era de Ouro do Rock, suas músicas são objeto de estudo, regravadas e adaptadas ao cinema (Faroeste Caboclo, Somos tão jovens, Eduardo e Monica).

      Moreira Campos, escritor cearense, com contos traduzidos para várias línguas, conquista vários prêmios e leitores, por sua escrita econômica, concisa. Comenta-se que suas últimas palavras, dirigindo-se à sua esposa D. Zezé, foram versos de Camões: “... para tão longo amor tão curta a vida”.

      Ariano Suassuna e Flávia Suassuna possuem em comum o sobrenome, são cativantes palestrantes, possuem a imortalidade da Academia Pernambuco de Letras e a riqueza no processo de criação. Ele, fundador do Movimento Armorial e autor do Auto da Compadecida; ela, autora do primeiro romance pernambucano escrito por uma mulher, Jogo das Trevas.

      Então, vamos à leitura e boa colheita para todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Sarau: Uma Plêiade de Intelectuais – Vozes e Versos – Um Palco Conectando Histórias e Autores para a Literatura Cearense e Brasileira.

      A literatura é uma das mais poderosas formas de expressão cultural, e no Brasil, cada região possui suas particularidades e riquezas que merecem ser celebradas. Nesse contexto, a Revista Literária Sarau se destaca como um importante veículo de divulgação da produção literária e artística dos intelectuais cearenses. Desde sua criação, a revista tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura local, contribuindo para o fortalecimento da identidade cearense e a valorização de seus autores.       A Revista Sarau não apenas publica obras de escritores emergentes e consagrados, mas também se propõe a ser um espaço de diálogo e reflexão sobre temas contemporâneos. Por meio de suas edições, a revista apresenta poesias, contos, crônicas, prosas, ensaios e críticas que abordam a realidade social, política e cultural do Ceará, do Brasil e do mundo. Esse compromisso com a diversidade de vozes enriquece o panorama literário do estado e ofere...

NO CEARÁ É ASSIM... Nonato Nogueira

  Na Fortaleza de concreto, pés descalços pisam o chão. Em terra batida a alma do poeta e do artista encontram a batida perfeita de um coração poético. Nossa cidade respira arte, poesia, cinema, teatro. Em nossa cidade habitam artistas destemidos, eternos cordelistas, gente talentosa, com seus fios finos de cabelos se entrelaçam no fio invisível dos versos e das rimas de um cordel ou de um livro de poesia. Nossa cidade é um conto, uma eterna crônica que encanta o ator, o diretor, o artesão. Conheça a história de cearenses que tecem poesia na sua arte todos os dias.   EM CENA       Um dia o Teatro abriu suas portas ao Mestre Djacyr de Souza, com suas lentes de fotógrafo amador, o professor, poeta, ator e sonhador transformou o espaço da, um local onde “em cena se ensina”. Aberta ao público da cidade, a exposição reuniu fotos coloridas de datas e períodos diversos. O nobre artista sempre se preocupou com os rumos do nosso teatro e sempre achou que os artistas...

LITERATURA DE CORDEL - REVISTA SARAU EDIÇÃO DE SETEMBRO/OUTUBRO

 LEIA MAIS EM:  https://revistasarau2.wixsite.com/website